sábado, 12 de março de 2011

Campanha Educativa: criança e a internet

Entrevista – Dia da Internet Segura

Procuradora da República Priscila Schreiner, do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF, orienta sobre uso seguro da internet
Por Luana Pequeno
ASCOM PR-SP*

Você já pensou no quanto pode ser perigoso conversar com um desconhecido pela internet? Já se deu conta que talvez publicar aquelas suas melhores fotos na rede não seja uma boa ideia? Pois é, a internet é um ótimo meio de comunicação, mas também pode ser muito perigosa.

Que tal, então, pra evitar que você caia nas armadilhas da rede,  ''Pensar Antes de Postar''? Esse é o tema central do Dia da Internet Segura, comemorado no dia 9 de fevereiro, e VOCÊ pode ajudar nessa campanha. Pare e pense duas vezes antes de publicar qualquer coisa na rede.


E já que a intenção é conscientizar as pessoas sobre o uso seguro da internet, confira as dicas da procuradora da República Priscila Schreiner, que atua no Grupo de Combate aos
Crimes CibernéticosCrimes cibernéticos: são atividades criminais feitas por meio de computadores ou de uma rede de computadores. Referem-se a qualquer conduta ilegal, não ética ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados ou a transmissão de dados. Também são conhecidos como crimes informáticos, e-crimes, crimes hi-tech ou crimes eletrônicos. do Ministério Público Federal, sobre o assunto:

O que as pessoas devem saber sobre a internet?

É importante conscientizar as pessoas de que a internet é muito mais que uma rede de computadores, é uma rede de pessoas que se interrelacionam e se comunicam entre si. A internet é um espaço público, é como se estivéssemos andando na rua e fossemos a um parque. Quando estamos nela, estamos entrando em um espaço público.

Porque a rede pode ser tão perigosa?

Nós não sabemos os perigos que estão ali, assim como nós não sabemos os perigos que vamos encontrar quando saímos às ruas. Na internet, isso se torna pior porque a gente nunca sabe quem está do outro lado da conexão.

Como fazer quando receber um convite de um internauta para um encontro?

Não se devem aceitar convites para encontros com estranhos. Se algum adolescente quiser se encontrar com um amigo virtual, no mínimo ele deve ter o cuidado de ir a um lugar público, informar outras pessoas e ir acompanhado. 

E no caso de crianças?

Crianças nem pensar! É inimaginável uma criança se encontrar com uma pessoa que conheceu pela internet. Essa pessoa pode ser um adulto querendo aliciá-la Aliciar: seduzir, atrair. ou sequestrá-la. Sequestrar: reter ilegalmente alguém, privando-o de sua liberdade.


Como as pessoas devem agir na rede?

Não faça na internet o que você não faria em um lugar público. Não xingue, não faça humilhações pela internet.

E quanto aos conteúdos que as pessoas publicam?

Muito cuidado com o que você vai postar na internet. Aquele velho ditado ''pense antes de falar'' pode se traduzir, na linguagem da internet, para ''pense antes de postar''. Uma vez colocada uma imagem sua, uma confidência, ou qualquer informação a seu respeito, você perde o controle sobre ela. Essa imagem ou confidência pode ser vista por uma, duas ou milhões de pessoas.

Como as pessoas devem usar a internet?

O uso da internet deve ser útil, adequado e ético.Ético: palavra originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Em Filosofia, ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade.


Qual é a recomendação para os professores/educadores e para os pais?

Eles devem acessar a internet com os filhos, conversar com eles. Proibir não é a solução, a prevenção é a solução. Por isso, é importante que os pais aprendam a acessar a internet com os filhos e que mostrem a eles os ricos da internet.

* Conteúdo baseado em entrevista concedida em 11/02/2010 pela procuradora Priscila Schreiner ao site da rádio Jovem Pan em São Paulo.
Acesse.

Fonte: http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/comunicacao/entrevista-2013-internet-segura-pense-antes-de-postar 
Assista o vídeo da turminha do mpf:http://www.youtube.com/watch?v=KMQzPTQqroc

Entrevista cedida recentemente: participe da campanha por um BRASIL melhor e mais infantil!..
O consumo da informação também pode prejudicar a criança e sua fase infantil!..
Colabore divulgando para colegas, amigos e famílias!
Obrigada pelo apoio!
Atenciosamente/Luciana Ribeiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário