sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bombas de Semente - aprenda a fazer a sua e participe do exército verde!

Bombas de Semente – aprenda a fazer a sua e participe do “exército verde”










Seed Bomb é sem dúvida um dos projetos mais criativos já criados para reflorestar áreas devastadas. Desenvolvido pelos designers Hwang Jin Wook, Jeon You Ho, Han Kuk Il e Kim Ji Myung o Seed Bomb é um conceito de “bombas” feitas em plástico biodegradável que ao serem lançadas soltam cápsulas com sementes para recuperar áreas degradadas.







Cada cápsula possui um solo artificial contendo as sementes. Ao “bombardear” o solo a cápsula se prende ao terreno e mantém a planta viva até que a umidade produzida por ela derreta o plástico e a planta consiga se fixar no solo. Com uma “arma” destas ao nosso alcance, poderíamos transformar grandes áreas devastadas em lindas paisagens.

Aprenda a fazer uma “bomba” de sementes









Por que não utilizar o mesmo conceito em lugares que estão a nossa volta?
Terrenos baldios, praças abandonadas e canteiros esquecidos poderiam virar verdadeiras áreas verdes com uma biodiversidade incrível, pensando nisso, o site Planet Green desenvolveu uma receita que pode ser preparada em casa para fazer a sua bomba de sementes.








Ingredientes:
  • Argila
  • Composto orgânico
  • Sementes de sua escolha.
Preparo: Para cada 5 partes de argila, deve-se misturar uma de composto orgânico e uma de sementes. Mitsture os ingredientes e adicione água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Por fim, basta apertar bem a massa que se formou, molda-la em pequenas bolinhas e deixar secar no sol por algumas horas até que a argila endureça. 






Mais do que admirar projetos inovadores e revolucionários como as bombas ecológicas caseiras, é o espírito sustentável de cada um, aliado a atitude e vontade de transformar o local em que vivemos que conta. Que tal juntar os amigos e familiares e até ensinarmos as crianças a prepararem de maneira divertida, nossas próprias armas de transformação positiva?
Mais: Planet Green
Data : 11 de fevereiro de 2011
Related Posts with Thumbnails

Sobre o autor:

Laércio Bizzarri
Laércio Bizzarri ( @bizzarrilaercio )
Diretor de arte da agência M51 Criatividade Estratégica. Apaixonado pelo design que inspira, transmite e transforma. Site: http://laerciobizzarri.com.br




    6 comentários:

    1. Brilhante idéia. Parabéns Laércio.

      ResponderExcluir
    2. Prezada Sabrina,
      OLá!
      Concordo,é de fato uma brilhante ideia verde!..
      Ações educativas, podem melhorar e salvar o planeta Terra!
      Fique à vontade para compartilhar com boas sugestões!
      Abraços verdes/Luciana Ribeiro

      ResponderExcluir
    3. A ideia é realmente muito boa. Mas atenção! Para se realizar reflorestamentos, é preciso saber quais espécies são apropriadas para a região, para que não sejam plantadas espécies exóticas que podem comprometer toda a ecologia da área a ser reflorestada. O ideal é conhecer as espécies nativas e pioneiras para que elas possam dar início ao processo de reflorestamento adequado.Portanto, não é simplesmente escolher qualquer semente e sair plantando por aí.

      Abraços Lala!

      Tarcísio

      ResponderExcluir
    4. Prezado Tarcísio,
      Olá!
      Excelente lembrete verde!
      Eco-verificar tudo que for conveniente à uma área verde!..Pois, tudo pode fazer a diferença!..
      Concordo com suas eco-colocações!..
      Educação ambiental deve privilegiar o bom senso dos ambientalistas!..

      Obrigada por sua participação no blog!
      Luciana Ribeiro

      ResponderExcluir
    5. Amiga Luciana,

      parabéns pelo blog e pela bela ideia...como sabemos,a natureza está sendo degradada em uma velocidade enorme,e temos que fazer a nossa parte,para tentar diminuir os efeitos dessa destruição.

      Sou "nativo"da caatinga nordestina e tenho lutado para recuperar áreas desmatadas,incentivando o replantio de espécies nativas e evitando a derrubada de novas árvores.

      Abração.
      Paulo Romero.
      Meliponário Braz.

      ResponderExcluir
    6. Prezado Paulo Romero,
      Olá!
      Obrigada por sua visita no blog verde!
      Reflorestar as áreas verdes do Brasil é uma responsabilidade de todos nós!..(claro, desde que respeitemos suas particularidades regionais...)
      E educação ambiental é a base de tudo!..(Governantes precisam divulgar as políticas públicas que inserem a sustentabilidade no planeta!..).
      Compartilhemos boas informações e parabéns pela atuação que vivencia na Caatinga Nordestina!..
      Muita paz e sucesso!
      A natureza agradece!
      Luciana Ribeiro

      ResponderExcluir