quarta-feira, 27 de julho de 2011

Vídeos da UnB sobre coleta seletiva serão exibidos em todo o país



                                   Imagem acrescentada: Google

Reportagem publicada: 15 de julho de 2011
Vídeos da UnB sobre coleta seletiva serão exibidos em todo o país

Material foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente e será apresentado em escolas, repartições públicas e em mostra de vídeos que vai percorrer diversas cidades

Hugo Costa - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Dois vídeos do Núcleo da Agenda Ambiental da UnB serão exibidos em diversas cidades brasileiras. O material foi selecionado para o III Circuito Tela Verde, mostra audiovisual promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Duas mil cópias dos filmes, que abordam a importância da reciclagem e da coleta seletiva, serão distribuídas para instituições de ensino, órgãos públicos, associações comunitárias e outras entidades.  
Os vídeos foram produzidos pela UnB TV para orientar servidores da universidade sobre o programa de coleta seletova. O primeiro dos vídeos mostra o destino do lixo produzido no país e apresenta informações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Essa política determina a não geração de resíduos, a redução, o reaproveitamento, a reciclagem e a disposição final dos resíduos”, explica a professora Izabel Zaneti, coordenadora da coleta seletiva na UnB.
A segunda produção apresenta a implantação da Coleta Seletiva Solidária na universidade. Mostra que o papel é o principal resíduo produzido na instituição e que a reciclagem é indispensável para preservação dos recursos naturais e para subsistência de cooperativas de catadores. Estagiário técnico do Núcleo da Agenda Ambiental, Venícius Mendes ajudou a desenvolver o roteiro do vídeo e outros materiais de campanha de conscientização ambiental. “Na minha visão, a coleta seletiva é uma atividade de cidadania. A universidade tem a obrigação de difundir e aplicar esse conhecimento”. 


A gerente de projetos do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão elogiou as iniciativas da UnB. “A universidade é importante tanto na produção dos vídeos quanto na condição de espaço exibidor”, afirma. “O olhar da UnB sobre a preservação será levado para todo o Brasil”. Instituições interessadas em obter os vídeos e participar do Circuito Tela Verde podem inscrever-se com os organizadores. http://telaverde.ambientedigital.org/?page_id=115
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.
Veja os vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=2zZ7vt_PM8M

http://www.youtube.com/watch?v=p5ZWVSgXMMQ 


Fale conosco pelo
e-mail secom@unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário