terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aluna da UnB recolhe pontas de cigarro para reciclagem


Aluna da UnB recolhe pontas de cigarro para reciclagem

Estudante é catadora voluntária e criou projeto para incentivar colegas.
Desde 2003, o laboratório de papel da UnB faz reciclagem de pontas.
                                                             Imagem acrescentada: Google
Preocupada com a poluição provocada pelas pontas de cigarro, a estudante de gestão ambiental da Universidade de Brasília (UnB) Loyane Soares virou uma catadora voluntária das pontas de cigarro. Em 15 dias, Loyane recolheu mais de 1.500 pontas de cigarro na área da UnB. O material será reciclado no laboratório de papel do Instituto de Artes (IdA).

A estudante também criou um projeto para incentivar os colegas fumantes a deixarem o ambiente mais limpo. A proposta foi aprovada pela universidade, mas Loyane decidiu custear a ideia por conta própria, distribuindo porta-bitucas portáteis para os colegas.

No projeto também está prevista a instalação nas paredes da universidade de lixeiras para fazer a coleta seletiva das pontas. O gasto total está estimado em R$ 1.000.

No laboratório do IdA,o papel, o filtro e até o tabaco são transformados em álbuns, envelopes, blocos de anotações e pastas de papéis que são vendidos fora da universidade. A professora Therese Hoffman, responsável pelo instituto, explica que a tecnologia de reciclagem foi desenvolvida para aproveitar todo o resíduo dos cigarros.

De acordo com a professora, o processo de patente da tecnologia está em andamento no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) desde 2003. Segundo Therese, algumas prefeituras estão interessadas na tecnologia desenvolvida pela universidade. Mais informações podem ser obtidas por email. (therese@unb.br)
Fonte:http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2011/08/aluna-da-unb-recolhe-pontas-de-cigarro-para-reciclagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário