sábado, 3 de dezembro de 2011

Defesa das Florestas em Brasília


 
Crédito: Google Imagens 

REPORTAGEM DIVULGADA NESTA SEMANA

Ato reúne manifestantes em defesa das florestas em Brasília

Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável leva 1,5 milhão de assinaturas à Presidência da República para evitar que novo Código Florestal amplie o desmatamento

Escrito por: CUT Nacional*

 
Cerca de 1,5 mil manifestantes reunidos nesta terça-feira (29) em frente ao Palácio do Planalto em Brasília fizeram um apelo à presidente Dilma Rousseff. Eles querem que ela cumpra sua promessa de campanha para impedir que o novo Código Florestal possa significar o aumento do desmatamento no País.
 
A manifestação foi organizada pelo Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por quase 200 organizações da sociedade civil brasileira, entre elas, a CUT, contrárias ao PLC 30/2011 aprovado pela Câmara dos Deputados.
 
Crianças reforçam a mobilização
Crianças reforçam a mobilização
Participaram do ato representantes de movimentos sociais, ambientalistas, políticos, universitários e artistas, como a cantora Vanessa da Mata, o ator Victor Fasano e Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada. Um grupo de cerca de 600 crianças vestidas de verde segurava uma faixa que dizia: “Dilma, salve as nossas florestas e proteja o nosso futuro”. As crianças cantaram ao lado de Sandra Peres e soltaram balões verdes biodegradáveis simbolizando a proteção às matas.
 
Logo após o ato, representantes do Comitê entregaram cerca de 1,5 milhão de assinaturas ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. As assinaturas foram recolhidas por meio de abaixo-assinados do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável e da petição online da ONG AVAAZ.
 
Ao receber os membros do Comitê, o ministro chegou a afirmar que “a presidente tem um estilo próprio, que é o de não faltar com a palavra” – referindo-se à promessa de campanha de Dilma no segundo turno de que vetaria os artigos do Código Florestal que pudessem significar a anistia aos desmatadores, redução de áreas protegidas em propriedades privadas e ampliação do desmatamento.
 
Na parte da tarde, as assinaturas também foram entregues ao presidente do Senado, José Sarney.
 
Comitê
Lançado em 7 de junho de 2011, o Comitê pretende mobilizar os brasileiros a manifestarem sua discordância e com isso, sensibilizar os senadores para a aprovação de uma lei que:
  • Garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas em todos os biomas brasileiros
  • Trate de forma diferenciada e digna agricultores familiares e populações tradicionais;
  • Garanta a recuperação florestal das áreas ilegalmente desmatadas;
  • Reconheça e valorize quem promove o uso sustentável;
  • Contribua para evitar desastres ambientais e ajude a garantir água de boa qualidade para as cidades;
  • Acabe de vez com o desmatamento ilegal
 
Conscientes da gravidade da situação, importantes organizações da sociedade civil se uniram e criaram o Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento, que atualmente conta com quase 200 integrantes incluindo CUT, Via Campesina, CNBB, OAB, Greenpeace, WWF, ISA, IDS, SOS Mata Atlântica, entre outros. Hoje, há 11 comitês em todo o País.
Mais informações: www.comiteflorestas.org.br/
 
#florestafazadiferença
Para apoiar o Comitê Brasil em Defesa das Florestas, surgiu o movimento #florestafazadiferenca, que em parceria com o cineasta Fernando Meirelles, mobilizou artistas e especialistas para a gravação de depoimentos sobre o tema, o que vem gerando grande repercussão na mídia digital e impressa. Entre os apoiadores estão Alice Braga, Denise Fraga, Wagner Moura, Gisele Bündchen e Rodrigo Santoro. Os vídeos podem ser acessados no site www.florestafazadiferenca.org.br
 
*com informações da Secretaria Nacional do Meio Ambiente da CUT
Reportagem divulgada:  30/11/2011
Fonte:http://www.cut.org.br/acontece/21551/ato-reune-manifestantes-em-defesa-das-florestas-em-brasilia
Acesse mais informações:http://www.sosflorestas.com.br/
 
Fiquei emocionada ao ver a manifestação de crianças em Brasília!
Parabéns por tudo!
Luciana Ribeiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário