segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é o Limpa Brasil Let' s do it?



O MOVIMENTO


O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente! A ideia é convidar os cidadãos para retirar o lixo que foi descartado irregularmente nas ruas das cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.

Qual é o objetivo do movimento?

A principal meta é despertar a responsabilidade individual do cidadão em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.

Como eu faço para participar?

Para participar basta se inscrever em nosso site, escolher se deseja atuar como um voluntário agente  e ser capacitado para disseminar a ideia do Limpa Brasil, ou um voluntário catador, que irá recolher,  no dia da ação, os resíduos descartados irregularmente em seu bairro e leva até um Ponto de Entrega.

  O que é o movimento Let’s do it!?

O Let’s do it! é um movimento que surgiu na Estônia, em 2008, idealizado pelo ambientalista Rainer Nölvak, e está alcançando o mundo tudo. A proposta era limpar todo o país com a ajuda da sociedade civil e de empresas parceiras. Assim, eles conseguiram coletar um total de 10 mil toneladas de resíduos com a colaboração de 50 mil voluntários no período de cinco horas. O lixo que foi retirado era histórico, ou seja, estava depositado em terrenos e florestas há muitos anos, visto que na atualidade os cidadãos não tem mais o hábito de jogar lixo fora do lixo. Clique aqui para assistir o vídeo que explica a ação.

Quais países participam do Let’s do it?

No mundo todo, os países ou regiões envolvidas no Let’s do it! são: Afeganistão, Albânia, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bangladesh, Barbados, Benim, Bulgária, Burkina Faso, Camboja, Cazaquistão, Chile, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Cuba, Chipre, Congo, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos da América, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Gâmbia, Gana, Geórgia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Kosovo, Letônia, Libéria, Lituânia, Macedônia, Ilhas Maurício, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Nepal, Nigéria, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Sérvia, Sri Lanka, Sudão, Tailândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Ucrânia e Vietnã.

CIDADES

Quais cidades receberão as ações do Limpa Brasil?

O movimento irá passar por catorze cidades brasileiras. Em 2011, as ações já aconteceram no Rio de Janeiro, em Brasília, Goiânia e Campinas. Em 2012, as cidades que receberão o Limpa Brasil são: São Paulo, Santo André e Mauá, Recife, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Belém e São Luiz. Vale ressaltar que a lista pode sofrer alterações.

É possível trazer o movimento Limpa Brasil para minha cidade?

As ações do movimento foram estruturadas para acontecerem em catorze cidades entre 2011 e 2012.  Mas, o Limpa Brasil é um programa que pretende ser finalizado em um prazo de dez anos, para que outras cidades do país consigam receber as ações de conscientização e limpeza, além das atividades educativas.

Só é possível participar do Limpa Brasil nas cidades onde há ação?

O Limpa Brasil promove uma grande ação de conscientização e limpeza das ruas em cada cidade que passa. Se você está interessado em viver em uma cidade mais limpa e saudável, também pode colaborar com esse ato de cidadania! Promover a separação dos resíduos em casa, entre lixo seco e lixo úmido, e descartá-los corretamente, já é um começo para essa prática sustentável do cotidiano. Mas, além disso, você pode reunir seus amigos e familiares para retirar os resíduos que foram descartados irregularmente em sua rua e seu bairro e, também, cobrar da sociedade que mantenha esses espaços limpos!

Por que minha cidade não receberá o Limpa Brasil?

O movimento Limpa Brasil Let’s do it! foi estruturado para exercer atividades educacionais e ações de limpeza em catorze cidades, que foram escolhidas por critérios de contingente populacional, ou seja, são as maiores cidades do país. Após essa primeira etapa, a partir de 2013, o Limpa Brasil pretende expandir suas atividades e passar a atuar em outros locais também.

 VOLUNTÁRIOS

Como posso me tornar um voluntário?

Você pode se inscrever de duas maneiras: pode se tornar um voluntário agente ou um voluntário catador.

Os voluntários agentes são capacitados para disseminar a ideia do Limpa Brasil, fazendo pequenas oficinas para motivar grupos a participarem do movimento. O voluntário catador, ou voluntário da ação, recolhe os resíduos descartados irregularmente em seu bairro e leva até um Ponto de Entrega, onde pode trocá-los por entradas simbólicas para um show, que acontece no final do dia.

O que faz um voluntário no Limpa Brasil?

O voluntário do Limpa Brasil pode colaborar com a divulgação do movimento, desde as formas mais simples como enviar emails e convidar os amigos até a participação mais intensa, dando palestras e atuando como um porta voz do movimento. Chamamos esse voluntário de agente, pois ele se torna um disseminador do movimento no período que antecede a ação.

O voluntário catador ou voluntário da ação participa apenas no dia da ação, limpando as ruas de seu bairro e colaborando para uma cidade melhor. O trabalho desse voluntário também é fundamental para o sucesso da atividade.

O que é um voluntário agente?

O voluntário agente é aquele que se cadastra em nosso site com o intuito de participar ativamente na disseminação do movimento, durante as semanas que antecedem a ação.

Como faço para me tornar um voluntário agente?

Para se tornar um voluntário agente basta se cadastrar em nosso site, enviar um email para contato@limpabrasil.com com as informações sobre sua cidade. Os interessados podem retirar materiais gráficos para serem espalhados nos bairros, restaurantes e instituições, e também convites eletrônicos para serem enviados aos amigos.

Além disso, o voluntário que tiver interesse em atuar no Limpa Brasil (com direito a um certificado especial com horas trabalhadas) deve entrar em contato até três semanas antes da ação para participar dos processos de treinamento e capacitação.
INSCRIÇÕES       

Como posso me inscrever?

As inscrições podem ser feitas virtualmente através do próprio site, clicando aqui, ou também em nossa página no Facebook.

Para participar no dia da ação, preciso estar cadastrado?

Se você não conseguiu se cadastrar, não tem problema! Participe da ação normalmente e depois entre no site para se cadastrar, pois só assim você conseguirá retirar o seu certificado de participação da ação.

Para participar, tenho que fazer parte de um grupo ou posso ir sozinho?

Sim, você pode participar sozinho na ação ou montar o seu próprio grupo, chamando amigos, familiares, colegas de trabalho, da escola de idiomas, da igreja etc.  Para inscrever, basta acessar a área para inscrição de um grupo no nosso site e cadastrar toda a equipe.

Como faço para obter o meu certificado de participação?

Para obter o certificado do Limpa Brasil, você precisa estar cadastrado no site com um número de CPF válido.  Após ter participado da ação em sua cidade, basta entrar na página Certificado em nosso site e emitir o seu!

Caso tenha participado como voluntário agente, basta enviar um email para contato@limpabrasil.com e solicitar o certificado especial que conta com a carga horária.
DINÂMICA DA AÇÃO

Como funciona a ação do Limpa Brasil?

Para participar da ação, o voluntário pode retirar com antecedência, em uma agência do Banco do Brasil (e outros locais a definir), um kit que contém uma luva e um saco verde de 100 litros (produzido pela Embalixo com matéria-prima renovável desenvolvida pela Braskem). Você também pode retirar o kit no dia da ação, em um Ponto de Entrega do Limpa Brasil. A lista completa das agências e dos Pontos de Entrega poderá ser encontrada no blog da cidade em até uma semana antes da ação.

Esse kit deve ser utilizado para o recolhimento de resíduos secos descartados ilegalmente no espaço público (ruas, praças, calçadas, etc.). Depois, basta levar os sacos cheios de materiais recicláveis até o Ponto de Entrega mais próximo, onde poderão ser trocados por entradas simbólicas para o show a ser realizado no final do dia da ação, com a participação de grandes artistas da música brasileira, em agradecimento aos cidadãos que participaram do movimento.

O que é um Ponto de Entrega?

Pontos de Entrega são os locais onde deverão ser entregues os materiais recolhidos na ação. Podem ser estruturas provisórias ou pré-existentes, que estarão sinalizados para melhor identificação. Nos pontos, catadores e coordenadores estarão à disposição para orientar, distribuir kits e receber o material recolhido.

Onde estão localizados os Pontos de Entrega?

Você pode procurar o endereço do Ponto de Entrega mais próximo da sua casa algumas semanas antes da ação no blog da sua cidade. A escolha dos locais onde são estruturados os Pontos de Entrega segue os critérios de: viabilidade para montagem de tenda e para manobras de caminhões, quantidade de lixo acumulado na região, proximidade às cooperativas que recebem os resíduos coletados e fazem a triagem dos materiais.

O que é o kit catador?

O kit catador é formado por um saco verde (produzido pela Embalixo com matéria-prima renovável desenvolvida pela Braskem)  e uma luva, para serem utilizados no dia da ação.

Os sacos utilizados no Limpa Brasil são diferentes?

Os sacos utilizados nas ações do movimento Limpa Brasil Let’s do it! são produzidos pela Embalixo com material fornecido pela Braskem. Por se tratar de um plástico feito a partir de uma fonte renovável (a cana de açúcar), ele contribui para redução dos gases do efeito estufa, pois captura até 2,5 kg de CO2 da atmosfera para cada quilo produzido. Para mais informações acesse o site.

Onde retiro meu kit para a coleta?

Os kits são distribuídos dois dias úteis anteriores à ação nas agências do Banco do Brasil participantes. Os endereços dos pontos de distribuição podem ser encontrados semanas antes no blog de cada cidade. No entanto, caso você não consiga retirar seu kit em uma agência, pode consegui-lo no dia da ação em qualquer Ponto de Entrega.

Quais as dicas de segurança para o dia da limpeza?      

No dia da ação, escolha roupa e calçados confortáveis, para poder se movimentar livremente no trabalho de coleta, das ruas até o Ponto de Entrega mais próximo de você. Lembre-se de passar protetor solar e carregar uma garrafinha de água. Utilize a luva que você recebeu no kit para proteger as mãos e evite os vidros que podem ser perigosos!

Crianças podem participar da limpeza?

Crianças são bem vindas, mas devem estar acompanhadas dos pais ou responsável a todo momento.

O que é o Show Limpo?

O Show Limpo é oferecido ao final de cada ação, em local público e com acesso gratuito. Uma homenagem à Terra e em agradecimento aos participantes da ação do Limpa Brasil, que leva o tema “Do meu lixo cuido eu” para reforçar a conscientização dos participantes sobre a temática do lixo. As apresentações contam com a presença de importantes artistas da música brasileira e também de grupos com reconhecimento local, que enfatizam para o público a necessidade de nos responsabilizarmos pelo lixo que produzimos, inclusive durante o próprio show, onde todos são convidados a recolher os materiais de maneira adequada, mantendo o local limpo – para isso, são distribuídos sacos de 15L onde o público pode depositar seus resíduos.

Como faço para participar do Show Limpo?

Para participar do show, basta levar o saco de 100L (retirado no kit catador) cheio de materiais recicláveis coletados nas ruas para o Ponto de Entrega mais próximo e retirar um saco pequeno de 15L que vale como três entradas simbólica.

Quais resultados já foram obtidos?

Rio de Janeiro – 05 de junho

6,5 mil pessoas envolvidas

17 toneladas de materiais recicláveis

Brasília – 21 de agosto

8 mil pessoas envolvidas

59 toneladas de resíduos recolhidos

Goiânia – 26 e 27 de agosto

15 mil pessoas envolvidas

174 toneladas de resíduos recolhidos

Campinas – 25 de setembro

12 mil pessoas envolvidas

400 toneladas de resíduos recolhidos

EDUCAÇÃO

O que são as atividades educativas do Limpa Brasil?

No Brasil, devido à existência de um hábito ainda muito comum de se jogar lixo fora do lixo, o movimento difere da iniciativa internacional, com foco principal na educação e duração total de 10 anos.

Como parte dessa proposta, o Limpa Brasil desenvolve, junto com as escolas públicas municipais das cidades participantes, atividades escolares para conscientizar os alunos de que lugar de lixo é no lixo.

RESÍDUOS

Qual a diferença entre lixo seco, lixo úmido, e resíduos não recicláveis?

O lixo úmido é aquele que tem como destino único o aterro sanitário ou a compostagem – para gerar adubo. Em geral, é formado por cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel não reutilizável como papel higiênico e guardanapo, restos de madeira entre outros.

Já o lixo seco é todo material inorgânico que não estraga e pode ser reciclado. São eles, papel, papelão, embalagens, metais, alumínios, vidros, plásticos, garrafas PET.

Alguns materiais do nosso cotidiano não são passíveis de reciclagem, como papel plastificado, papel carbono, cerâmicas, lâmpadas entre outros.

O que devo coletar no dia da ação?

No dia da ação, recomendamos que os voluntários retirem das ruas o lixo seco, ou seja, aqueles resíduos que os catadores conseguirão triar e enviar para a reciclagem. O lixo úmido, os resíduos não recicláveis e entulhos – pneus, sofás antigos, eletrodomésticos etc, são recolhidos pelo serviço de limpeza urbana, que já faz esse trabalho diariamente, porém, neste dia, atuará em parceria com o Limpa Brasil.

Para onde levo o material coletado?

Todos os resíduos coletados e depositados nos sacos verdes devem ser levados ao Ponto de Entrega mais próximo. Os endereços serão divulgados no blog da cidade, algumas semanas antes da ação.

Após serem coletados pelos voluntários, para onde vão os resíduos?

Os resíduos recicláveis que chegam ao Ponto de Entrega são devidamente enviados as cooperativas de catadores de materiais recicláveis da cidade, em uma parceria com o Limpa Brasil, onde serão separados e preparados para a reciclagem e reaproveitamento. O lixo úmido é coletado pelo serviço de limpeza urbana e enviado a um aterro sanitário. Vale lembrar que essa ação de cidadania não apenas colabora para a limpeza dos espaços, mas também para a geração de trabalho, já que os resíduos coletados são convertidos em renda para os catadores.

Só vale material reciclável ou posso levar outros tipos de material coletado na rua?

A recomendação é que sejam coletados apenas materiais recicláveis, para que os voluntários não  tenham contato direto com lixo orgânico. No entanto, caso aconteça de chegarem resíduos úmidos ou entulho ao Ponto de Entrega, eles serão retirados pelo serviço de limpeza urbana.

Posso levar materiais recicláveis da minha casa?

A proposta principal do movimento Limpa Brasil Let’s do it! é a retirada dos resíduos descartados irregularmente em locais públicos, mas mesmo assim, os voluntários podem levar materiais recicláveis de suas casas, visto que muitas vezes não há o serviço de coleta seletiva instalado no bairro ou na cidade, e assim, esses materiais terão uma destinação correta.

Posso levar pilhas e resíduos eletrônicos?

Diversos resíduos são tóxicos ao meio ambiente e podem prejudicar muito a natureza e a sociedade se forem descartados indevidamente. A recomendação é que os voluntários levem pilhas e baterias a locais apropriados de descarte, pois contém metais pesados e podem ser confundidas em sacos com outros resíduos coletados. Já os resíduos eletrônicos que contenham pedaços plásticos podem ser recolhidos entregues no Ponto de Entrega, porém devem ser manejados com cuidado.

Posso levar entulho?

Entulhos encontrados nas ruas, como pedaços de madeira e móveis velhos, podem ser levados ao Ponto de Entrega do Limpa Brasil, e ficarão a cargo do serviço de limpeza urbana, já que não são produtos recicláveis e, portanto, não podem ser destinados às cooperativas.

Quem são os catadores de materiais recicláveis e o como eles participam do Limpa Brasil?

Os catadores de materiais recicláveis são profissionais que atuam na coleta seletiva, recolhendo materiais recicláveis como papel, plástico, papelão e vidro, provenientes das ruas, aterros sanitários, e coleta porta a porta residencial ou comercial.

O Limpa Brasil conta com a parceria do Movimento Nacional dos Catadores que auxilia a articulação local do projeto com as cooperativas, responsáveis pela absorção dos materiais recicláveis recolhidos. Além disso, os catadores exercem a importante função de organizar as atividades de limpeza, dando um destino adequado para todos os resíduos que chegam aos Pontos de Entrega e também, ensinando aos voluntários as questões que envolvem a produção de lixo e a reciclagem no país hoje.

REALIZAÇÃO

Quem realiza o Limpa Brasil?

O Limpa Brasil é realizado pela empresa Atitude Brasil com a cooperação da UNESCO. O movimento é viabilizado com a colaboração dos patrocinadores Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem e Oi.

O que é Atitude Brasil?

A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade e pela organização do projeto Limpa Brasil Let´s do it!, entre outros projetos. Clique aqui para conhecer mais.

O Limpa Brasil é uma política pública?

Não. O movimento Limpa Brasil é uma atividade conjunta entre a sociedade civil, as empresas privadas parceiras e o poder público, representado pela colaboração da prefeitura e das secretarias da cidade.

O Limpa Brasil é um programa da Prefeitura?

Não. O Limpa Brasil é planejado e executado pela empresa privada Atitude Brasil a partir do incentivo das organizações patrocinadoras e do apoio das instituições parceiras. No entanto, para acontecer, o movimento necessita do aceite e da colaboração das prefeituras, dos serviços de limpeza urbana e das secretarias das cidades em que acontecem as ações.
PARCEIROS

Quem são os parceiros nacionais do Limpa Brasil?

O Limpa Brasil é executado com a colaboração da UNESCO e através da colaboração dos patrocinadores: Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem e Oi. Também conta com o apoio do Governo Federal, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, da Oi Futuro, da Embalixo, das redes de televisão Globo, TV Futura, TV Cultura, MTV, das rádios CBN, Eldorado Brasil 3000, Estadão ESPN, Jovem Pan Online,  das revistas Istoé e Brasileiros, da TRIP Editora,  da estamparia 1dasul, da gráfica Stilgraf, da agência de publicidade Leo Burnett Taylor Made e da empresa de marketing Pepper Interativa. Além disso, temos o suporte de outras empresas e instituições que atuam localmente nas cidades onde o Limpa Brasil é realizado.

Minha empresa pode se tornar uma parceira do Limpa Brasil?

Sim! Se você tem uma empresa ou entidade atuante em uma das cidades onde o movimento Limpa Brasil irá acontecer, e tem interesse em aderir a essa ação, fale conosco no contato@limpabrasil.com ou pelo telefone 11 38156400

DIVULGAÇÃO

Como posso divulgar o movimento?

Se você tem interesse em colaborar na disseminação dessa ideia, é fácil! Siga nossas redes sociais (Facebook e Twitter) e compartilhe informações e notícias com seus amigos. Além disso, aqui no site você consegue fazer o download dos nossos materiais de divulgação (clique aqui) e também cadastrar-se como um voluntário agente para receber nossos emails e newsletters e encaminhar aos amigos.

Depois que o Limpa Brasil passou pela minha cidade, o que devo fazer para continuar o movimento?

Você pode fazer a sua parte divulgando a ideia e incentivando as pessoas a não jogarem lixo fora do lixo. Separar os materiais recicláveis e procurar uma forma adequada para destiná-los também faz parte do movimento! Afinal é importante reduzir, reciclar e reutilizar.
Fonte: http://www.limpabrasil.com/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário