segunda-feira, 21 de maio de 2012

Rio+20 e soluções ambientais para escolas brasileiras




Crédito: Google Imagem
21/5/2012 JMA-Jornal Meio Ambiente por Luciana Ribeiro

O trabalho de comunicação ambiental, ligado ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), é articular e divulgar as leis que protegem o meio ambiente. Um dos seus objetivos é informar as mudanças de paradigmas culturais e divulgar a Reunião Rio +20, encontro eco-político planejado para analisar as ações preservacionistas nas cidades brasileiras, como, por exemplo, a implementação da Agenda 21 nos espaços de convivência humana etc.
Neste sentido, esse desafio socioambiental pode e deve alavancar ações educativas que acompanhem a comunidade escolar na identificação teórica e prática dos termos complexos, como desenvolvimento sustentável; Política Nacional dos Resíduos Sólidos; tarefas pedagógicas concernentes à Política Nacional da Educação Ambiental; benefícios da agenda 21, direitos e deveres mencionados na Legislação Ambiental, e tudo o que diz respeito a aos documentos que apregoam a sustentabilidade local, regional, nacional e global inerentes ao planeta.
Enfim, os chefes de estados podem atuar junto aos responsáveis em prol da implementação da educação ambiental, esclarecendo as dúvidas para educadores e comunidades socializarem seus conhecimentos dentro de uma rede de educação ambiental vinculada aos órgãos competentes pela natureza. Assim, é possível recriar espaços ecopedagógicos que busquem o entendimento dos seus compromissos sociais, com a ajuda das instituições que ensinam a conviver com o meio ambiente de modo amoroso, ético e sustentável.

Para saber mais informações:
http://www.rio20.gov.br/
http://www.mec.gov.br/
http://www.mma.gov.br/sitio/
Fonte: http://www.jornalmeioambiente.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário