quarta-feira, 18 de julho de 2012

O que é Balão Ecológico?



 

O que é Balão Ecológico?

Antes de explicar o que é balão sem fogo ou ecológico, conheça a lei de 12 de fevereiro de 1998 que torna a prática de fazer e soltar balões um crime ambiental:

Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98

Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena – detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Conforme sabemos, a prática de fazer e soltar balões existe há mais de 300 anos e somente no Brasil ela é proibida. Em diversos países, a soltura de balões é bem vista pela sociedade e facilmente apoiada pelo governo. Como o Brasil é o principal país onde essa prática é realizada, as técnicas desenvolvidas pelos baloeiros brasileiros são referência em todo o mundo haja vista que baloeiros brasileiros frequentemente são convidados a participarem de eventos em todo o mundo para mostrar nossa arte e ensinar baloeiros.

Nos últimos anos países como Argentina, México, França e Colômbia realizaram intercâmbio com baloeiros brasileiros chegando a convidá-los para participar de eventos em seus países.

Buscando manter a prática viva no país, a SAB – Sociedade Amigos do Balão, órgão criado em 1998 no Rio de Janeiro para lutar pela discriminação do balão no Brasil, criou em 2009 os festivais de balões sem fogo ou ecológicos.

Balões sem fogo são balões feitos com as mesmas técnicas dos balões já conhecidos porém seus materiais são mais leves e ecologicamente corretos. O balão sem fogo caso caia em alguma floresta, devido aos materiais utilizados em sua fabricação são facilmente absorvidos pela natureza e não causam danos a natureza. Por isso são chamados de ecológicos.

Os balões ecológicos não possuem bucha ou tocha e sobem apenas com o calor interno gerado por um maçarico em seu processo de enchimento. Com isso, o maior risco em relação aos balões tradicionais que é o incêndio em sua queda não existe.

Aos poucos a prática de soltar balões sem fogo ou ecológico vem sendo aceita pelos baloeiros e pela imprensa e polícia ambiental haja visto que essa prática além de não se enquadrar na lei, não oferece risco de incêndio nos locais onde estes balões possam cair.

Balão sem Fogo é legal! Apoie esta idéia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário