sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Curso- Educação Ambiental em Sobradinho



Início: 04 de setembro de 2012

A Associação dos Amigos das Florestas junto com a Escola da Natureza – Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal estão em parceria oferecendo um curso de capacitação e Formação em Educação Ambiental para as instituições de ensino (educação infantil e ensino fundamental) vinculadas à Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho e integrantes da comunidade escolar daquela regional.

O programa que tem o patrocino da CAESB, terá início no próximo dia 04 de setembro na Escola CEF 08 de Sobradinho e certificará 50 professores, 25 pessoas da comunidade e 500 alunos.

O curso para professores e comunidade, será oferecido para duas turmas de 25 participantes, pela manhã e tarde nas terças feiras, e as inscrições poderão ser feitas no local já no primeiro dia de curso, 4 de setembro às 8 horas e às 14 horas. Será o total de 90 horas com onze encontros para as atividades da Formação e 04 encontros, no já tradicional evento organizado pela Escola da Natureza,“ VIII Encontro de Educadores Ambientais do DF”, totalizando 15 encontros. Serão 60 horas diretas e 30 horas indiretas  para a Criação do Portfólio,desenvolvimento de ações nas escolas, preparação de apresentação/exposição para o VIII Encontro de Educadores Ambientais do DF.

Informações poderão ser obtidas com a AAF- telefones 92178438 /81494820- e na Escola da Natureza telefones-39018137 /33225446 /99887594-

          Além de oficinas teóricas e práticas o curso abordará conceitos, importância e áreas de atuação da Educação Ambiental, que serão norteados pelos princípios da Carta da Terra para crianças e será também, uma oportunidade para a realização de diagnósticos participativos relacionados a projetos de educação ambiental das instituições de ensino selecionadas.

A metodológica adotada nesse Programa de Formação em Educação Ambiental é a eco pedagogia cujo conceito criado por Francisco Gutiérrez, pesquisador do pensamento de Paulo Freire segue os princípios da “Carta da Terra”, documento anunciado em março de 2000 pela UNESCO e adotado pela ONU desde 2002 com o mesmo valor da “Declaração dos Direitos Humanos”. A “Carta da Terra” foi aprovada por um fórum da sociedade civil, com representante de todos os povos, e, por isso, conseguiu o status de documento da “cidadania planetária”.

A Ecopedagogia trabalha com a fundamentação teórica dessa “cidadania planetária” cuja ideia é dar sentido para a ação dos homens enquanto seres vivos que compartilham com as demais vidas a experiência do planeta Terra. Trata-se da pedagogia orientada para a aprendizagem do sentido das coisas a partir da vida cotidiana, ou seja, constitui-se um verdadeiro movimento político e educativo cujo objetivo é mudar as atuais relações humanas, sociais e ambientais. Assim, oferece uma educação que desenvolva, prioritariamente,
processos reflexivos, criativos e críticos voltados para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da solidariedade.

A Ecopedagogia e as abordagens metodológicas da Educação Integral orientam as atividades desta formação. Trata-se de uma abordagem vivencial e construtivista que se sustenta em processos participativos e emancipatórios e no compartilhamento de significados e visão de mundo. Cada encontro integra três momentos indissociáveis: a práticas de corporeidade – sensibilidade e movimentos para enraizar ideias; apresentação de conteúdos teóricos para gestão sustentável; e exploração criativa de conceitos pedagógicos.

Os encontros terão 3h de duração em um dia da semana (todas as 3ªs. feiras) e serão oferecidos em dois turnos para contemplar a disponibilidade dos professores participantes no horário de coordenação.

PROGRAMAÇÃO

04/09 - Apresentação do Programa de Formação (Auditório de escola CEF 08 em Sobradinho –
•    Apresentação do Programa Parque Escola
•    Conceitos de Educação Ambiental e Integral
•    Roda de Conversa/ Levantamento de Expectativas
•    Portfólio
•    Carta da Terra

11/09 - Vivências do Parque Escola (Escola da Natureza- Parque da Cidade-Plano Piloto)
•    Acolhimento (Roda de Integração)
•    Trilha dos Sentidos
•    Alimentação Ecológica
•    Oficinas Ecopedagógicas (Reaproveitamento de resíduos sólidos - Tema da Carta da Terra: “Mantenha limpo o lugar onde você vive”)
•    Troca de Saberes e Fazeres (partilha das experiências)

18/09 - Oficina: Trilha Interpretativa (Parque Ecológico de Sobradinho Canela de Ema
Tema da Carta da Terra: “Aprenda mais sobre o lugar em que vive”

25/09 - Oficina: Pigmentos naturais (espaço da escola CEF 08 – ou Casa do Ribeirão em Sobradinho)
Tema: “Aprenda mais sobre o lugar em que vive”

02/10 - Oficina: Práticas Ecológicas – Agrofloresta/Horta/Viveiro (sede de campo da AAF no Lago Oeste- sobradinho):
Tema da Carta da Terra: “Todo mundo deve ter o que necessita para viver”

09/10 - Oficina: Alimentação ecológica (cozinha de escola – CEF 08em Sobradinho
Tema da Carta da Terra: “Todo mundo deve ter o que necessita para viver”

23/10 - Oficina: Abelhas do Cerrado (espaço de escola CEF 08- ou Casa do Ribeirão em Sobradinho)
Tema da Carta da Terra: “Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece”

30/10 - Oficina: Água – consumo consciente (espaço de escola CEF 08 ou Casa do Ribeirão em Sobradinho)
Tema da Carta da Terra: “Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece”

06/11 - Oficina: Círculo de Cultura (espaço de escola CEF 08 em Sobradinho)
Tema: “Todas as pessoas são igualmente importantes”

13/11 - Oficina: Escambo Solidário (espaço de escola CEF 08 em Sobradinho)
Tema: “Todas as pessoas são igualmente importantes”

20/11 - Apresentações finais dos portfólios/Avaliação da Formação (Escola da Natureza- Parque da Cidade- Plano Piloto)

End.1: Trabalho de campo: R.08 chácara 187, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho, DF - Sede da Asproeste  
End.2: Administração- Rua 17 chácara 522, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho, DF, CEP: 73100-510.
Sites/Associação Amigos das Florestas: http://amigosdasflorestas.org.br/
Escola da Natureza de Brasília: http://enaturezabrasiliadf.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário