terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividades- O que você precisa saber antes de começar a investir




Acesse para ver o vídeo: Clique
O que você precisa saber antes de começar a investir

O EduDicas desta semana é para você que já está com suas contas em dia, e quer começar a planejar o futuro e investir. Mas com tantas opções: fundos, poupança, títulos do governo, ações, entre outras… fica difícil saber por onde começar.

A primeira dica é informe-se, acompanhe o mercado, as notícias, as taxas….A falta de informação é a principal razão de um investimento frustrado.

Investir em determinada opção porque “deu certo” para alguém, definitivamente não é o caminho: lembre-se que cada um tem seu perfil.

E aí vai a outra dica, conheça seu perfil de investidor: Existem três tipos de investidores nos quais você pode se encaixar: conservador, moderado e arrojado. O conservador prefere não correr grandes riscos, enquanto o moderado busca equilíbrio entre segurança e rentabilidade. O arrojado é mais agressivo na hora de aplicar o dinheiro. Ele encara grandes riscos em busca de maiores lucros.

Faça a seguinte pergunta: “o que quero fazer com o dinheiro investido” e “quanto tempo tenho para que ele renda”.

Estas informações já lhe darão uma direção, se o investimento é de curto ou longo prazo.

Em investimento, objetivos de curto prazo são definidos como aqueles fixados para o prazo de até um ano. Por exemplo, uma viagem de curta duração, a troca do carro por um mais novo ou simplesmente guardar dinheiro para alguma emergência.

Nestes casos, você sempre deve escolher investimentos de baixo risco que permitirão a realização de seus planos. Como o espaço de tempo para economizar é curto e normalmente a data de utilização do recurso é conhecida, as pessoas devem optar por produtos mais conservadores que têm baixo risco e oferecem alta liquidez.

Na hora de optar por um investimento tenha sempre em mente que, em regra, quanto maior a rentabilidade prometida, maior o risco de perder a quantia aplicada. Para evitar o prejuízo, nunca se deve aplicar todo o capital disponível em apenas uma opção de investimento, ou seja, diversificação é indispensável para quem procura segurança.

Novamente a primeira dica: informe-se. Esta é a melhor forma de escolher um investimento de acordo com os seus objetivos.

Espero que estas dicas sejam úteis para você. Lembre-se que qualquer dúvida sobre investimentos, nossos especialistas estarão disponíveis para responder suas perguntas. E comentem caso você tenha alguma dica a mais para ajudar nossos leitores.

Bons Investimentos e até a próxima Dica!
Fonte: http://www.edufin.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário