quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chega de abuso!





05/09/2012

Procon multa Bauducco em mais de R$ 300 mil por campanha abusiva da promoção “Bichinhos dos Sonhos”.

Para divulgar a promoção “Bichinhos dos Sonhos”, em que o consumidor podia trocar embalagens de produtos por animais de pelúcia, a Bauducco utilizou diversas estratégias de marketing dirigidas a crianças, por meio da internet, de estandes em supermercados e de comerciais televisivos enganosos. Essas abusividades chamaram a atenção de um morador de Franca, em São Paulo, que denunciou a campanha ao Projeto Criança e Consumo, do Alana Defesa.

Para o Criança e Consumo, a comunicação mercadológica da empresa foi considerada abusiva, ao se comunicar diretamente com as crianças, além de a promoção incitar valores distorcidos, incentivando o consumismo. Para adquirir um dos seis animais de pelúcia colecionáveis da empresa, era necessário juntar cinco embalagens de produtos Bauducco, e pagar R$ 9,99. Assim, a promoção incitava crianças a consumir grande quantidade de produtos da empresa com o objetivo de adquirir  não só um dos brinquedos, mas sim a coleção completa. Para conseguir todos os exemplares dos bichinhos de pelúcia seria necessário consumir 30 produtos Bauducco, muitas vezes pouco saudáveis, e despender a quantia de R$ 59,94.

Além disso, o Criança e Consumo considerou o filme publicitário enganoso, uma vez que apresentava os bichinhos falando e realizando movimentos que não são capazes de efetuar sozinhos, o que pode ser confuso para crianças menores de 12 anos.

Após constatar as abusividades na divulgação da promoção, o Alana encaminhou uma representação ao Procon, que decidiu a favor da denúncia e condenou a Bauducco ao pagamento de multa no valor de R$ 356.340,00. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 20 de julho de 2012, mas a empresa ainda pode recorrer da decisão.

Ilustração: Damien Garavagno
Fonte: http://defesa.alana.org.br/

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