terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Projeto social ensina valores humanos por meio do judô na Bahia



                                                                22/01/2013

    Postado por Rede de Mobilização Social em 26 dezembro 2012 às 8:00
    Enviar mensagem   Exibir blog

Por Gabriella Lima


Na pequena cidade de Amargosa, interior da Bahia, o dia começa cheio de atividades para quem faz parte do projeto Construindo Pelo Esporte, implantado nas comunidades de São Roque e Barreiro. A iniciativa une valores humanos com a prática do judô. E tudo começa antes mesmo das aulas, quando os alunos se encarregam da limpeza da sala, tomando todos os cuidados para manter o ambiente agradável e adequado. Depois, o tatame é montado, também com a ajuda das crianças e adolescentes que aprendem a arte do judô.

O projeto Construindo Pelo Esporte nasceu, em 2010, como parte do plano de extensão do curso de Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente, mais de 70 alunos - de 6 a 17 anos - participam das aulas nas duas unidades do projeto. Para o professor de Educação Física e coordenador da ação, Leopoldo Katsuki Hirama, o mais importante é a interação entre as atividades acadêmicas da UFRB e as comunidades locais do sertão baiano.

Uma delas é a “Cidadania no Campo e na Cidade”, que promove atividades físicas para as mães dos alunos. Segundo Hirama, trata-se de mais um bom motivo para unir comunidade e universidade. Sem falar na possibilidade de conscientizar as famílias sobre a importância da prática de esportes e de se buscar uma vida mais saudável. E isso é especialmente importante no interior da Bahia, onde costuma haver consumo excessivo de carne de sol. Em consequência da grande quantidade de sal ingerida, muitos moradores acabam apresentando problemas cardíacos.


Se você conhece alguma ação como essa e gostaria de vê-la divulgada em nosso site, conte a história para nós. O endereço para envio é rededemobilizacao.rms@gmail.com.

Fonte: http://www.mobilizacaosocial.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário