quarta-feira, 24 de julho de 2013

PEGADA ECOLÓGICA. QUAL O TAMANHO DA SUA?

Por Maria Reciclona/
Postado por Mazza Pena 


Afinal, o que é mesmo essa tal de pegada ecológica? Como é calculada e de que tamanho é a sua?

É simples: a "pegada ecológica" de uma pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas da terra e de mar necessárias para gerar produtos de terra e de mar necessários para gerar produtos, bens e serviços que sustentem seu estilo de vida. Ou seja, os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em agricultura, pastagens, florestas, pesca, área construída e energia e absorção de dióxido de carbono (CO2).
Definir a pegada ecológica significa traduzir, em hectares globais*, a extensão de território que uma pessoa utiliza, em média, para garantir seu sustento. 
Segundo esse critério, se a área do planeta fosse dividida, igualmente, pela população mundial, teríamos 2,1 hectares por pessoa. No entanto, hoje, o consumo individual, necessita de 2,7 hectares para a manutenção de nossos atuais padrões de consumo.*

Mas então como saber o tamanho de nossa pegada, o que temos feito para dar a ela o tamanho atual e o que fazer para reduzi-la? Comece contando até 3: 

1- Clique na imagem e calcule o tamanho de sua pegada: 
Clique: aqui

2- Reavalie e altere seus hábitos de consumo e  atitudes de convivência com o meio ambiente, de forma a reduzi-la.
Aqui tem um manual que pode lhe auxiliar em suas reflexões. Leia e divulgue.
Clique: aqui

3- E finalmente promova esta reflexão junto a seus filhos, parentes, vizinhos e amigos. Faça sugestões e lhes indique um caminho para que também possam se unir a você em uma caminhada mais sustentável e respeitosa para com todos.

Juntos podemos caminhar de forma mais sustentável e respeitosa. Tenho certeza que você concorda comigo.
Um abraço.

* Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário