segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A INVASÃO DO MASCOTE DE FAST-FOOD



Créditos da Publicação: Instituto Alana
19/08/2013

Shows comandados pelo palhaço Ronald McDonald são realizados dentro de escolas públicas e privadas, inclusive para bebês e crianças menores de seis anos. 

Os shows trazem jogos, apresentações e outras atividades típicas do universo infantil e são promovidos pelo McDonald’s dentro de escolas públicas e privadas de educação infantil (creches e pré-escolas) e ensino fundamental. A empresa trata a atividade como educativa, mas expõe intensivamente a sua marca não apenas pela presença e interação do palhaço Ronald McDonald com as crianças, mas também pelo uso do logo da cadeia de fast food em todos os materiais usados na ação.

 O caso chamou a atenção do Instituto Alana, que teve conhecimento da realização das ações de marketing nas escolas por meio de denúncias.

Para o Alana, o “Show do Ronald McDonald” afronta os direitos de proteção integral da criança previstos pela legislação brasileira. Por isso, o Instituto notificou o McDonald’s para que encerre, no prazo de dez dias, todas as suas atividades dentro de instituições de ensino. O calendário com as apresentações do Ronald pode ser visto no site da empresa, na área “crianças”.

Segundo pesquisadores do Center For Science in the Public Interest (CSPI), de Washington D.C, o marketing em escolas se tornou um grande negócio para cultivar a fidelidade à marca. De acordo com o CSPI, “as empresas percebem que as escolas são um ótimo lugar para atingir as crianças, uma vez que quase todos vão à escola e que gastam uma grande parte das horas em que estão acordadas lá. O marketing nas escolas também acrescenta credibilidade às atividades de comercialização, associando o nome da empresa e do produto com escolas ou professores confiáveis”.


Acompanhe o caso: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário