quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bem vindos à escola verde




 07/08/2013


Escola na Indonésia apresenta o conceito de sustentabilidade já nos primeiros anos de ensino

A Escola Verde é um projeto pioneiro e inovador.  A ideia veio de seu fundador, John Hardy, depois que sua mulher o levou para assistir o filme do Al Gore “Uma verdade inconveniente”. Ele ficou impressionado com a história e decidiu aposentar seu próspero negócio de designer de jóias e fundar uma escola que garantisse cidadãos mais cientes e responsáveis pelos problemas do planeta.  O lugar fica em Bali, na Indonésia, e conta com alunos de todas as partes do mundo. A primeira turma de 100 crianças foi formada em 2008.

Mudanças já na estrutura

A estratégia de aprendizado consiste na filosofia holística, que pressupõe a procura de identidade, significado e propósito de vida nas relações que se cria dentro de uma comunidade. Os alunos são educados para ser parte de um conjunto humano e não competirem entre si. A escola não tem a aparência esperada de um prédio tradicional. Toda a estrutura do lugar é feita de bambu, um material que existe em abundância na região e permite construções de baixo impacto ambiental. A necessidade de Hardy é tentar transformar o mundo por meio da educação e acrescentar a consciência ambiental nas gerações futuras.


Dentro do mato

As crianças dispersam a atenção muito facilmente, principalmente quando são obrigadas a ficarem sentadas por mais de uma hora. Na escola verde, as salas não têm paredes e as distrações com o ambiente fazem parte do processo pedagógico, ou seja, o que era falha vira estratégia educacional. Pessoas do mundo inteiro se mudam para a Indonésia para que seus filhos possam fazer parte dessa experiência mais integrada com a vida e com o meio ambiente. A escola cresceu bastante ao longo dos anos, mas ainda conserva seu ar intimista e hippie.

Para mais informações, acesse o site do projeto (em inglês) e assista ao vídeo abaixo.

Vídeo: Clique

Nenhum comentário:

Postar um comentário