quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Conheça as características das focas e entenda como elas não morrem de frio!


Conheça as características das focas e entenda como elas não morrem de frio!

Elas só parecem desajeitadas, mas vivem numa boa! Descubra mais sobre a vida das focas

Texto: Maria Carolina Cristianini ♦ Foto: Shutterstock

Foca

Superpoderes aquáticos

Quem acha que focas são sempre desengonçadas nunca viu uma nadando: elas mergulham, prendem a respiração por até 18 minutos e vão rápido à procura de moluscos, crustáceos e peixes para se alimentarem.

Já em terra firme...

...elas se movem devagar, arrastando a barriga no chão. É assim porque as nadadeiras das focas são achatadas e não funcionam bem como patas.

O amor está no ar

Na época da reprodução, os machos emitem sons para atrair as fêmeas. Os filhotes nascem sabendo nadar, mas, por cerca de um mês, ficam com as mães, até terem gordura para garantir o calor do corpo. Então, podem segui-las em mergulhos.

Lá vem o eco!

Mesmo quando está escuro, estes mamíferos se localizam debaixo da água. Para isso, emitem sons que batem em pedras, animais e até na vegetação, e voltam para eles, como um eco.

Sentidos que são o máximo!

Apesar de algumas espécies não terem orelhas, apenas orifícios atrás dos olhos que se ligam aos ouvidos, as focas escutam e enxergam bem. E ainda contam com o bigode para perceber frio e calor.

Sempre aquecidas

Focas vivem em regiões geladas, perto dos polos do planeta. E isso não é um problema! Estes mamíferos têm o corpo protegido por uma grossa camada de gordura, que os mantém quentinhos.

Relaxadas, mas nem tanto

Quando não estão caçando, as focas, em grupos de dezenas de animais, ficam esticadas sobre as rochas. E nunca se afastam do mar, pois vivem em estado de alerta para mergulhar e escapar de predadores, como ursos-polares.

Quando bate aquele sono

Focas podem dormir em terra ou dentro da água. Nesse caso, como são mamíferos, ficam perto da superfície, de lado e com o nariz para fora para respirar. A nadadeira submersa continua se movendo para que ela não afunde.

Números da foca:

Tamanho: até 3 metros de comprimento
Peso: até 500 quilos
Tempo de vida: cerca de 40 anos
Você sabia que uma foca adulta pode comer até 8 quilos de alimento por dia?

Consultoria: Leny M. Costa (pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Cananeia), Mario Manoel Rollo Junior (doutor em Zoologia e professor da Unesp) e Renato Gregorin (professor do Departamento de Biologia da UFLA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário