quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Saiba como socorrer uma vítima de queimadura





 Rede de Mobilização Social /Por Gabriella Lima

Quem é que nunca sofreu uma queimadura? A lesão mais comum ocorre dentro de casa, principalmente na cozinha. Em casos mais graves, a queimadura pode ocasionar dores intensas, sequelas por toda a vida e, muitas vezes, levar à morte. Por isso, é importante saber ministrar os primeiros socorros quando alguém se queima.

Em geral causada pelo contato direto com fogo, vapores quentes e sólidos superaquecidos, a queimadura também pode ser provocada por substâncias biológicas (caravelas e águas-vivas), químicas (ácidos, soda cáustica etc.), emanações radioativas (raios infravermelhos ou ultravioletas) e até mesmo por meio da eletricidade.

É importante saber identificar o grau da lesão, pois para cada estágio há um cuidado diferente:

Queimadura de primeiro grau: atinge apenas a camada superficial da pele. O local fica vermelho, inchado e dolorido. É considerada uma lesão leve e pede socorro apenas quando se estende por grande parte do corpo. No socorro à vítima, use apenas água gelada corrente para resfriar o local. Não use gelo.

Queimadura de segundo grau: nesse caso, há formação de bolhas que contêm um líquido brando e espesso. Use água gelada para resfriar a ferida e, depois de alguns minutos, seque o local, sem esfregar.  Faça um curativo com compressas frias. Em caso de dor, procure uma unidade médica para indicação de analgésico ou pomadas.Queimadura de terceiro grau: é o pior estágio. A lesão pode ser muito grave e até  levar à morte. A melhor alternativa é procurar um hospital logo após incidente e não fazer uso de nenhuma medicação sem orientação de um especialista.
Tão importante quanto saber o que deve ser feito, diante de queimaduras, é saber o que NÃO se pode fazer em casos assim. 
Fique atento:

Nunca aplique produtos caseiros sobre a pele  -  como café, sal, manteiga, óleo ou qualquer outro -  pois eles podem complicar a lesão e dificultar o diagnóstico.

Não aplique gelo diretamente sobre o local, pois pode piorar a queimadura.

Se houver roupa grudada na região ferida, não a remova. Apenas corte a mesma ao redor da lesão.

Nunca fure as bolhas.
Não toque a área lesionada.
Não cubra a queimadura com algodão.
Não demore em pedir auxílio especializado. Em caso de dúvidas, procure a unidade médica mais próxima de sua casa.
Para mais informações, acesse o site da Sociedade Brasileira de Queimaduras e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário